Servidores do INSS iniciam greve por tempo indeterminado para reivindicar reajuste salarial

Nesta terça-feira (16), foi anunciada a greve dos servidores do INSS por tempo indeterminado. O objetivo é reivindicar direitos que vão além de reajuste salarial. Os servidores já estavam há meses aguardando uma negociação efetiva em que o Governo Federal atendesse aos seus pedidos, mas todas as tentativas de acordo foram esgotadas e a categoria resolveu aderir à movimentação até que consigam atingir os direitos que estão solicitando.

Com a paralisação dos servidores do INSS, haverá alguns problemas relacionados aos atendimentos e solicitações realizadas pelos segurados, que poderão atrasar devido a falta de pessoal para cumprir as demandas. Além disso, a operação pente-fino, que tem como intuito fiscalizar os pagamentos realizados pelo INSS, também ficará paralisado enquanto perdurar a mobilização dos servidores.

De acordo com a Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social, a negociação teve poucos avanços. O texto diz ainda que, o governo, “em vez de apresentar proposta nova que fortaleça a carreira do Seguro Social, piora com o alongamento da carreira de 17 para 20 níveis e pela criação de gratificação de atividade”. A proposta, segundo a entidade, está muito aquém das perdas salariais da categoria, que superam os 53% no último período.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução