Número de motoristas brasileiros com problema de visão cresce quase 80% em 10 anos

O número de motoristas brasileiros com problemas de visão aumentou quase 80% na última década. Em 2014, 14,4 milhões de pessoas precisavam usar óculos ou lentes para dirigir. Em 2024, esse número subiu para 25,4 milhões. Essas informações foram divulgadas pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e baseadas em dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

De acordo com o CBO, 91% das restrições nas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) emitidas atualmente estão relacionadas a problemas de visão. A entidade destaca a importância da saúde ocular e a necessidade de prevenção e diagnóstico precoce de doenças oculares.

Entre os fatores que explicam esse aumento estão o envelhecimento da população, a maior exposição às telas de celulares e computadores, e o aumento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

Os estados com maior proporção de CNHs com restrições são Rio Grande do Norte, Paraíba e Rio de Janeiro, com 42%, 38% e 34% dos motoristas, respectivamente. Já o Acre tem o menor percentual, com 20%.

Em termos de crescimento percentual de motoristas com restrições, os estados com os maiores aumentos entre 2014 e 2024 foram Goiás (129%), Tocantins (128%) e Roraima (125%). O Distrito Federal teve o menor aumento, com 40%.

Os para tirar ou renovar a CNH, é preciso passar por uma bateria de exames, que incluem o oftalmológico.

Por: Carolina Cordeiro

Imagem: Reprodução Agência Brasil