Gilberto Gil recebe título de ‘doutor honoris causa’ e coroa de reisado pela Universidade Regional do Cariri
Na noite desta quarta-feira (10), o cantor e compositor Gilberto Gil foi homenageado no Crato, recebendo o título de ‘doutor honoris causa’ pela Universidade Regional do Cariri (URCA). A honraria foi concedida em reconhecimento às suas contribuições para a cultura e cidadania no Brasil, tanto nas artes quanto nas políticas públicas.
“A gratidão por essa honraria só não é maior que o orgulho de fazer parte dessa riqueza, dessa grandeza, dessa terra ardente, de ser irmão dessa sagrada gente desse chão. Obrigado de coração“, discursou Gil após receber o diploma.
Durante a cerimônia, Gilberto Gil foi aplaudido pelo público ao entrar no palco acompanhado pela Mestra Maria Tiê, Mestre Aldenir e brincantes. Ao se sentar na poltrona de mestre Espedito Seleiro, ele cantarolou “Lamento Sertanejo” de Dominguinhos, tocada por um grupo musical de Campos Sales.
O ex-secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba, destacou a relação de Gil com o Cariri, chamando-o de “conhecedor do solo sagrado do sertão do Cariri e da Chapada do Araripe”
“Como ministro, Gilberto Gil sempre teve um olhar para a região“, afirmou.
Além do título, Gil recebeu a coroa do reisado do Cariri, feita pelo mestre Tarcísio do Reisado São Miguel, e uma espada confeccionada pelo mestre Valdir do Reisado Arcanjo Gabriel. Também ganhou uma escultura do Soldadinho-do-Araripe, pássaro-símbolo da região.
Em seu discurso, Gil expressou gratidão e mencionou figuras importantes que o aproximaram do Cariri, como Violeta Arraes, Cláudia Leitão e Dedé Aureliano.
“São inúmeros aqueles que eu poderia destacar como pertencentes ao rol dos que me aproximaram deste lugar. Foram tantos, desde aqueles que nos primórdios da minha vida me fizeram ouvir os sons desta terra de bravos e encantados. Depois, aqueles que me trouxeram tantas vezes para perto do alento, do fôlego, desses ventos sertanejos, aqueles que me animaram a conhecer mais e melhor essa riqueza agrestina. Esses tantos, a quem eu teria de agradecer agora, são três mulheres que eu escolhi para citar seus nomes em nome de todos e todas a quem devo gratidão neste momento: Violeta Arraes, Cláudia Leitão — ambas daqui do Ceará — e Dedé Aureliano, de Pernambuco. Elas três, dos dois lados do Araripe, o cearense e o pernambucano, dentre tantas desde este lugar fizeram pulsar diferente meu coração de menino brasileiro“
O governador Elmano de Freitas encerrou a cerimônia afirmando que a homenagem refletia o carinho e reconhecimento do povo do Cariri pelas contribuições de Gil ao estado.
Por: Carolina Cordeiro
Imagem: Reprodução Instagram