Exposição de onças-pintadas mudam paisagem da Praia do Arpoador, na Zona Sul do Rio

De terça-feira (9) até quinta-feira (11), a paisagem da Praia do Arpoador, na Zona Sul do Rio, estará mais colorida, pois 15 peças de onças-pintadas, que foram pintadas exclusivamente para a Jaguar Parade, estão expostas no calçadões.

Na sexta-feira, essas e mais 51 esculturas serão espalhadas por diversos bairros das zonas Sul, Norte, Oeste e Centro da cidade e serão expostas gratuitamente em praças, praias, parques, shoppings, aeroportos e pontos turísticos.

Ao todo, são 66 onças, sendo 37 delas inéditas. As outras 29 obras são do acervo de outros eventos realizados pelo país e pelo mundo, como Nova York, São Paulo e Florianópolis, entre outras. Elas serão avistadas também no Parque do Bondinho, no Pão de Açúcar, Cristo Redentor, MAR, Museu do Amanhã, Parque Lage, Parque das Ruínas e Mirante do Leblon, Arena Cultural Chacrinha, Pedra de Guaratiba, Areninha João Bosco, Aeroporto do Galeão e no Shopping Village Mall.

Após a exposição gratuita, as esculturas serão leiloadas, tanto virtualmente quanto presencialmente. O leilão acontecerá no sábado (13), no Hotel Fairmont, em Copacabana. O lucro das vendas será destinado a ONGs parceiras, como Onçafari, Panthera, Ampara Silvestre e FAS, que trabalham pela conservação da fauna e dos habitats naturais brasileiros.

A Jaguar Parade já envolveu 176 artistas e produziu 185 esculturas, exibidas durante cerca de 209 dias para cerca de 31 milhões de pessoas. Até agora, mais de R$ 1,6 milhão foi arrecadado com a venda das obras.

Nesta quarta-feira, uma onça será pintada aos pés do Cristo Redentor pelo artista amazonense PV Dias. A obra vai ser enviada para Paris, na França, e será exibida durante o megaevento na Casa Brasil.

A onça-pintada, o maior felino das Américas, originalmente habitava uma extensa região que se estendia dos Estados Unidos até a Argentina. Hoje, está oficialmente extinta nos Estados Unidos, é extremamente rara no México e quase desapareceu dos pampas e da maior parte das regiões nordeste, sudeste e sul do Brasil.

Por: Carolina Cordeiro

Imagem: Divulgação