PF realiza operação para averiguar suposta fraude de R$ 10 milhões na Caixa Econômica
Na manhã desta quarta-feira (10), a Polícia Federal, em ação conjunta com a Caixa Econômica Federal, deflagrou a Operação Falso Egidio para desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes a programas de transferência de renda, com atuação nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas, Mato Grosso do Sul e Piauí.
Segundo a investigação, que começou em abril de 2023, um servidor e duas funcionárias terceirizadas da Caixa foram cooptados pela quadrilha em troca de propina para liberar o acesso ao aplicativo Caixa-Tem, que gerencia as contas digitais da instituição financeira e pelo qual são geridos os valores de benefícios sociais, entre eles o Auxílio Emergencial.
As apurações identificaram a organização criminosa especializada em fraudes a programas de transferência de renda, bem como apontaram um prejuízo estimado de cerca de R$ 10 milhões.
Até o momento, oito pessoas foram presas. Cinco no Rio de Janeiro (2 São Gonçalo e 3 Niterói, sendo duas mulheres), 1 em São Paulo, 1 em amazonas e também 1 no Piauí.
Por: Ágatha Araújo
Foto: divulgação/Polícia Federal