Onça-pintada da ‘JAGUAR PARADE’ chega ao Santuário Cristo Redentor antes de viajar para França

Nesta quarta-feira, 10 de julho, às 6h da manhã, o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor receberá uma das onças esculturais da exposição “JAGUAR PARADE”, que será pintada, aos pés do monumento ao Cristo Redentor, pelo artista amazonense radicado no Rio, PV Dias. A ação é uma parceria com a Artery, organizadora da exposição. Esta onça será enviada para a França para ser exibida durante as olímpiadas, na Casa Brasil em Paris. O reitor do Santuário, Padre Omar, estará presente na ação. Paralelamente, um artista francês também vai pintar uma onça na Cidade Luz.

A ação tem a intenção de chamar atenção para a causa durante o momento em que todos os olhos do mundo estarão voltados à cidade luz, divulgando a cooperação do Brasil e da França em projetos de conservação da onça-pintada, sobretudo no território chamado Escudo das Guianas, na fronteira entre Brasil e Guiana Francesa, onde cerca de 97% do território é ocupado pela onça-pintada.

JAGUAR PARADE

De 12 de julho, esta sexta-feira, até 11 de agosto, começa oficialmente a exposição das onças esculturais, pintadas por diferentes artistas e que estarão expostas gratuitamente em praças, praias, parques, shopping, aeroporto e pontos turísticos da Cidade Maravilhosa. Na sequência, serão vendidas em leilão virtual e presencial no dia 13 de agosto, no Hotel Fairmont.

Antes da exposição começar, haverá uma oportunidade de conhecer e registrar, em primeira mão, 15 esculturas pintadas para a JAGUAR PARADE carioca. Entre hoje, 9 de julho, e 11 de julho, elas estarão expostas lado a lado no Calçadão do Arpoador, Zona Sul do Rio.

Reconhecida como uma das maiores exposições de arte ao ar livre do mundo, a JAGUAR PARADE é um projeto internacional que reúne arte e conscientização socioambiental, artistas e público em torno de uma importante causa: a conservação da onça-pintada e a preservação de seu habitat.

Serão ao todo 68 onças – 39 delas obras inéditas, pintadas no Rio especialmente para a edição carioca, e mais 29 obras do acervo de outras edições realizadas em diversas cidades do país e do mundo, como Nova Iorque, São Paulo, Florianópolis, entre outras.

Imagem: Divulgação