Hospital Federal do Andaraí será transferido para Prefeitura do Rio

Neste domingo (07), o prefeito Eduardo Paes se reuniu com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, para discutir os detalhes do processo de transferência do Hospital Federal do Andaraí para o município, que começa nesta segunda (08). Ao longo desta semana, as equipes técnicas vão acertar como será a gestão compartilhada pelos próximos 90 dias.

O acordo precisa contemplar o orçamento e a gestão de pessoal. Como previsto na portaria referente, a União vai ceder o uso de bens móveis e imóveis, além de disponibilizar os servidores federais. Ao fim da municipalização, a Prefeitura assumirá toda a administração do Andaraí.

O processo ocorre em meio à crise de gestão das unidades federais que se agravou no início deste ano. O “fatiamento” da rede foi acatada como uma solução para o ministério. Além do hospital federal mencionado, outros 5 sofrerão transferência.

Está sendo negociada, por exemplo, a cessão do Hospital Federal da Lagoa para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O dos Servidores, no Centro, ficaria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que já administra hospitais universitários. A prefeitura estuda assumir ainda o Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, e o de Ipanema, na Zona Sul. Já o de Bonsucesso, na Zona Norte, ficaria com o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), do Rio Grande do Sul, entidade que administra unidades ligadas ao SUS.

Escolhido para ser o primeiro, o Hospital do Andaraí só tinha 55% dos seus leitos ocupados, além de obras inacabadas e a emergência fechada.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução