Apenas um consórcio demonstra interesse em operar futura linha de barcas na Zona Oeste

A Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPAR) organizou, nesta última quinta-feira (05), uma licitação para a infraestrutura de transporte nas lagoas da Zona Oeste do Rio. O objetivo era conceder a operação e implantação de barcas que conectarão diversas áreas através das lagoas da região. Surpreendentemente, apenas um consórcio demonstrou interesse no projeto: o Consórcio Lagunar Marítima.

O consórcio apresentou uma proposta financeira de R$ 1.786.902,19 durante a sessão de licitação. Entretanto, a comissão responsável suspendeu temporariamente a sessão para analisar os documentos exigidos no edital. Até o momento, não há confirmação oficial se o Consórcio Lagunar Marítima foi declarado vencedor. Os resultados devem ser divulgados nos próximos dias pela prefeitura do Rio, através do Diário Oficial.

Entre as lideranças do consórcio está o empresário Carlos Favoretto, conhecido por ser CEO do Golfe Olímpico da Barra, em parceria com a empresa que opera os trens do Corcovado (Esfeco) e a Construverde Construções. Esta não foi a primeira tentativa de licitar o serviço, pois uma tentativa anterior ocorreu em março, seguida por ajustes nas regras do edital.

Caso o Consórcio Lagunar Marítima vença a licitação, está previsto um investimento total de R$ 100 milhões ao longo de 25 anos de concessão. A prefeitura estima que o sistema de barcas transportará cerca de 80 mil passageiros diariamente, conectando áreas importantes na região, como o Jardim Oceânico, Muzema, Rio das Pedras, Anil e Gardênia Azul através da Lagoa da Tijuca; Bosque Marapendi, Ponte Lucio Costa e Avenida Ayrton Senna pela Lagoa de Marapendi; e Avenida Salvador Allende e Parque Olímpico pela Lagoa de Jacarepaguá.

O edital especifica que dos 29 terminais planejados, 5 serão de grande porte, capazes de acomodar até 1.000 passageiros por hora. A tarifa proposta para os passageiros será equivalente à tarifa dos ônibus municipais, estipulada em R$ 4,30 por passagem.

Projeções

Caso o Consórcio Lagunar Marítima seja confirmado como vencedor, o investimento inicial estimado será de R$ 101,6 milhões. O projeto visa não apenas melhorar a mobilidade na Zona Oeste, mas também oferecer uma alternativa sustentável e eficiente de transporte público, aliviando, consequentemente, o trânsito caótico da Barra da Tijuca, especialmente durante os horários de pico. O bairro é apontado por muitos especialistas como um dos piores do Rio em termos de mobilidade urbana.