Lula afirma que tem responsabilidade fiscal e que Brasil ‘não vai quebrar’

Na manhã desta sexta-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou da inauguração do novo campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em Osasco, na Grande São Paulo. Durante o evento, Lula garantiu que “a economia não vai quebrar” porque seu governo mantém responsabilidade fiscal e social.

“Os comentaristas políticos dizem: ‘o Lula fala demais’. Que bom que eu falo demais, porque houve um tempo em que eu não falava. Não adianta criar caso comigo. Não adianta falar de responsabilidade fiscal. Porque se tem uma coisa que eu aprendi com dona Lindú [mãe do presidente] foi ter responsabilidade fiscal. Cuidar do meu pagamento, do meu salário, da minha família. E hoje minha família é o Brasil. São 213 milhões de filhos que temos que cuidar”, declarou o presidente.

“Para dar certo, a economia precisa estar arrumada. Se agirmos como alguém que gasta descontroladamente no cartão de crédito, a economia vai quebrar. No meu governo, isso não vai acontecer. Temos a responsabilidade de cuidar deste país”, completou Lula.

As declarações do presidente acontecem em um momento em que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, busca acalmar as tensões entre Lula e o mercado financeiro, após críticas do presidente ao chefe do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, por causa da taxa de juros.

Na última quarta-feira (3), após uma reunião com Lula, o ministro Haddad anunciou um corte de R$ 25,9 bilhões nas despesas obrigatórias do Orçamento federal para 2025, interrompendo uma sequência de aumentos na cotação do dólar observada nos dias anteriores.