Projeto ‘Do Mangue ao Mar’ ocupa casas sustentáveis com circuito ambiental na Expo Itaguaí
A Expo Itaguaí, que será realizada entre 28 e 30 de junho e 4 e 7 de julho, contará este ano com um circuito ambiental educativo. O Projeto Do Mangue ao Mar, iniciativa da ONG Guardiões do Mar, em convênio com a Transpetro, e a convite da Secretaria do Ambiente, Mudanças do Clima e Bem-estar Animal, ocupará duas casas sustentáveis do município com a mostra itinerante Do Mangue ao Mar. Jogos, histórias, exposições e exibição de vídeos fazem parte da programação preparada para o evento, com o objetivo de sensibilizar o público sobre a importância da conservação do meio ambiente.
O público poderá aprender mais sobre a história, geografia, biodiversidade e ecossistemas da Baía de Sepetiba. As informações serão apresentadas em um painel de histórias, pelos jovens do Ecoclube Base Costa Verde. Haverá ainda a exibição do Aquamangue – uma maquete interativa que mostra os benefícios trazidos pelos manguezais à população. Os visitantes também serão convidados a passar pelo jogo ‘Mais bicho ou mais lixo’ – uma “cama de gato” de elásticos, que simula o ambiente de manguezal, onde coletarão lixo em meio às “raízes de mangue”. Para cada resíduo coletado, o participante receberá um “bicho” para colocar de volta no ecossistema. Todas essas atividades serão realizadas na Casa de Pneus.
“A exposição itinerante Do Mangue ao Mar para a Expo Itaguaí será interativa, com a juventude do nosso Ecoclube de Itaguaí contando histórias, trocando saberes e realizando jogos com os visitantes. Nosso intuito é proporcionar a todos, especialmente a crianças e jovens, oportunidades educativas e culturais, possibilitando a construção do conhecimento e a sensibilização para a importância da conservação dos ambientes costeiros e marinhos e para o combate ao lixo”, conta o supervisor de Educação Ambiental do Projeto Do Mangue ao Mar, Paulo Salomão.
A Expo Itaguaí no Parque Municipal de Eventos Itaguaí, e o Projeto Do Mangue ao Mar nas “Casa de Pneus” e “Casa de Telhado Verde.” A entrada para o evento é franca e classificação livre.
Por Isabelli Aragão
Imagem: reprodução