Estudo comprova que assim como no filme DivertidaMente, as emoções evoluem conforme o ser humano envelhece
DivertidaMente 2, é um filme mundialmente conhecido produzido pela Disney/Pixar. A bilheteria da longa metragem se tornou recorde com apenas duas semanas de sua estreia. Além de ensinar as emoções e o equilíbrio emocional, o filme explora como o desequilíbrio pode surgir quando uma emoção domina seu psicológico. Isso é ilustrado pela personagem Ansiedade, quando essa emoção assume o controle e afeta negativamente o bem-estar da personagem principal Riley.
O roteiro foi desenvolvido com consultoria de especialistas em psicologia e psiquiatria, e reflete a pesquisa de pioneiros como Paul Ekman, destacando a universalidade das emoções e sua evolução ao longo da vida.
No primeiro filme, as emoções que ficaram no centro da história foram: Alegria, Tristeza, Raiva, Medo e Nojo. Já no segundo filme, novas emoções se juntam, são elas: Ansiedade, Inveja, Vergonha e Tédio. Além disso, no segundo filme uma outra emoção aparece rapidamente a Nostalgia. Estas emoções moldam as experiências de Riley e influenciar sua personalidade.
No filme as emoções evoluem conforme envelhecemos, conforme a vida real. Especialistas afirmam que na infância, predominam emoções básicas como alegria, tristeza, medo, nojo e raiva, essenciais para interações iniciais com o ambiente. Já na adolescência, surge uma gama mais ampla de emoções, incluindo ansiedade, tédio, inveja e vergonha, refletindo o desenvolvimento emocional de Riley.
Além disso, no filme cada memória da perdonagem é representada por uma “bola de vidro”, e cor reflete a emoção associada à experiência. Essas conexões emocionais facilitam o aprendizado e a retenção de informações, mostrando como sentimentos intensos tornam certas lembranças memoráveis ao longo da vida.
DivertidaMente enfatiza que todas as emoções são importantes para os seres humanos, desde a alegria até a tristeza, medo e a raiva por exemplo. Cada uma desempenha um papel crucial para o desenvolvimento humano, embora o desequilíbrio emocional possa ser prejudicial, como ilustrado pela Ansiedade monopolizando a mente de Riley.
A animação fala a respeito da importância do esquecimento no processo de aprendizado e adaptação. Assim como Riley descarta algumas memórias no “lixão cerebral”, esquecer informações não essenciais é fundamental para a organização e consolidação das experiências importantes.
A transição de Riley para a adolescência envolve mudanças nas bases que formam sua personalidade, como família e amizades. A ênfase nas relações sociais reflete a busca por identidade e independência característica dessa fase de vida.
O filme introduz o saber sobre o cérebro onde as emoções moldam crenças fundamentais sobre si mesmo, como “eu sou uma boa pessoa” ou “eu sou uma ótima jogadora”. Essas convicções refletem como as experiências emocionais influenciam a autoimagem e o comportamento.
Na ilustração, as crenças formam o “senso de ser”, uma construção que molda do identidade do ser humano. A flexibilidade cognitiva, adaptando crenças às circunstâncias, é crucial para o bem-estar emocional e mental, permitindo uma adaptação saudável às mudanças na vida de Riley.
Por fim, o filme DivertidaMente 2 não apenas entretém, mas também oferece uma reflexão sobre como as emoções moldam o ser humano.