Regras do futebol sofrem mudanças a partir de julho
Por Carlos Gabriel Tolêdo
A International Football Association Board (IFAB) colocou em vigor, a partir deste mês, mudanças em 7 regras do futebol. A primeira mudança remete muito às provocações feitas por Emiliano Martínez, goleiro da Argentina, durante as disputas de pênaltis na Copa do Mundo.
Confira as mudanças:
- Os goleiros estão proibidos de provocar e/ou tentar distrair o adversário durante a cobrança de pênalti. Eles também não podem tocar nas traves e rede antes da cobrança.
- Caso haja comemoração extensa, o árbitro pode dar acréscimo extra na partida.
- Caso o árbitro não consiga identificar um jogador reserva ou membro da comissão técnica que tenha cometido alguma infração, o técnico será penalizado com cartão.
- Em caso de invasão do campo, por parte de jogadores ou membros da comissão técnica, que interfira em uma jogada que resulte em gol, o lance será anulado.
- Se um jogador em condição irregular receber a bola de um defensor que tenha “total domínio da bola”, o lance será considerado legal.
- O árbitro só poderá expulsar um jogador que cometeu pênalti, caso ele não tenha disputado a bola em momento algum. Se o atleta tiver cometido a infração na tentativa de parar o lance na bola, o juiz não poderá expulsá-lo.
- A partir deste mês, árbitros e assistentes poderão opinar durante o jogo.
Foto: Reprodução/ Scunthorpe United FC