Pilates tem exercícios específicos para ajudar gestantes a manter corpo ativo e é recomendado para hora do parto
A prática ajuda a fortalecer os músculos, melhorar a flexibilidade, a postura e a respiração, além de aliviar alguns desconfortos comuns
O Pilates é uma das atividades físicas mais recomendadas durante a gestação. A prática pode proporcionar diversos benefícios durante esse período.
Através de exercícios mais suaves e controlados, a gestante fortalece os músculos, melhora a flexibilidade, a postura e a respiração, além de aliviar diversos desconfortos comuns na gravidez, como dores nas costas e inchaço.
Antes de praticar o exercício físico, consulte um profissional capacitado para ajudar com os movimentos e um médico para avaliar se você pode fazer pilates.
Benefícios do pilates para gestantes:
Fortalecimento do assoalho pélvico; Equilíbrio e força; Diminui a retenção de líquido; Relaxamento; Ganho de flexibilidade; Alívio de dores nas costas; Melhora a circulação de oxigênio.
Confira alguns dos exercícios mais recomendados:
Inclinações pélvicas
Esse exercício ajuda a fortalecer os músculos do assoalho pélvico, melhora a estabilidade da coluna e a postura.
Para fazer, sente-se na bola com os pés apoiados no chão e as mãos na cintura. Incline o quadril para frente e para trás, deixando a bola sempre estável com os pés.
Braços esticados
É preciso ficar de pé. Deixe as pernas abertas e afastadas e os braços abertos. Flexione uma das pernas e eleve o braço em direção ao teto (o do mesmo lado da perna que estiver flexionada).
Depois desça a outra mão na direção do joelho que está estendido. Após fazer as repetições, faça o mesmo do outro lado.
Elevação do períneo
Ele fortalece os músculos do assoalho pélvico e pode ajudar durante a gestação e o parto.
Sente-se na bola com os pés no chão e os joelhos afastados. Contraia os músculos do assoalho pélvico e levante a bola com os joelhos, mantendo a posição por alguns segundos.
Quadris lado a lado
Ele fortalece os músculos das pernas, glúteos e abdominais. Sente-se na bola com os joelhos dobrados e pés apoiados no chão.
Agora mova os quadris para a esquerda e para a direita, sempre deixando a bola estável.
Círculos de quadril
Essa atividade ajuda a fortalecer os músculos das pernas, glúteos e abdominais.
Fique sentada na bola com as pernas afastadas e os pés apoiados no chão, mova os quadris em círculos, mantendo a bola estável com os pés. Vá mudando a direção do movimento.
Imagem: Reprodução Internet