Deputada Silvia Waiãpi é cassada por usar dinheiro de campanha para harmonização facial
A deputada federal Silvia Waiãpi (PL-AP), que teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Amapá por pagar uma harmonização facial com dinheiro da campanha de 2022, informou nesta quinta-feira (20) que vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Silvia, que ficou conhecida por interpretar a índia Crocoká na novela “Uga Uga”, é acusada de usar R$ 9 mil de recursos da campanha eleitoral para pagar o procedimento estético. A prestação de contas da parlamentar foi rejeitada por unanimidade pelos desembargadores.
De acordo com a denúncia do Ministério Público (MP) Eleitoral, o procedimento estético foi feito em mais de uma sessão em um consultório odontológico em Macapá, sendo a primeira no dia 29 de agosto de 2022. No mesmo dia em que o procedimento foi feito, Waiãpi recebeu os recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC).
A assessoria de Silvia Waiãpi informou que as contas já haviam sido julgadas e aprovadas pelo TRE-AP. Em nota, a assessoria da parlamentar informou que a deputada e seus advogados não foram intimados o julgamento.
Por: Ágatha Araújo
Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados