Operação Bandeira Livre: polícia prende 3 criminosos envolvidos em extorsão a motoristas na Zona Norte

Nesta quinta-feira (20), a Polícia Civil iniciou a Operação Bandeira Livre contra traficantes da Ilha do Governador que vêm extorquindo dinheiro de motoristas de aplicativos. Até o momento, 3 homens haviam sido presos: Anderson dos Santos Barbosa, Leonardo Alves dos Santos, o Valoroso, e Leonardo Rodrigues Pereira, o Dogão.

De acordo com a operação, eles eram responsáveis pelas “corridas de emboscada”, em que solicitavam viagens nas plataformas para ver se o condutor tinha pagado as taxas — do contrário, eram sequestrados.

Ainda segundo a polícia, o tráfico do Dendê, região também incluída na operação devido a forte influência do Terceiro Comando Puro, montou planilhas de cobranças semanais e até criou adesivos a fim de “identificar” os motoristas que estão autorizados ou não a trabalhar na região.

Como consequência da extorsão, motoristas de aplicativo estão evitando aceitar corridas na região. As próprias plataformas exibem o alerta de “área de risco” em ruas como Rua Haroldo Lobo e Rua Ailton Vasconcelos.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução/Shutterstock