Polícia faz operação contra traficantes suspeitos de extorquir dinheiro de motoristas de app na Ilha do Governador

Na manhã de quinta-feira (20), a Polícia Civil do Rio iniciou a operação Bandeira Livre a fim de cumprir mandados de prisão contra traficantes do Morro do Dendê, da Ilha do Governador, Zona Norte da capital, que extorquem dinheiro de motoristas de aplicativo. Cinco traficantes são procurados. Contra eles a Justiça expediu mandados de prisão preventiva. Até as 8h da manhã, três homens haviam sido presos: Anderson dos Santos Barboso, Leonardo Alves do Santos, o Valoroso, e Leonardo Rodrigues Pereira, o Dogão.

A operação está sob coordenação da 37° DP (Ilha do Governador), contando com o reforço da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). Foram mobilizados 180 agentes de delegacias distritais e especializadas.

Segundo as investigações, os traficantes do Dendê, da facção Terceiro Comando Puro (TCP), exigem que motoristas de aplicativo paguem uma taxa para trabalhar na Ilha do Governador. As vítimas são ameaçadas com armas. A Polícia Civil informa que isso dá à quadrilha uma cara de narcomilícia.

Além da extorsão, os bandidos cometem, conforme apuração da 37° DP, outros crimes graves como: sequestro, homicídios, ameaça, tortura e porte ilegal de armas de fogo. A investigação indica ainda que a quadrilha age como uma empresa, ganhando seus lucros através de cobrança ilegal de taxas com a finalidade de controlar o serviço de transporte por aplicativo na região.

 

Créditos da imagem: Reprodução/Itatiaia

Escrito por: Rafael Ajooz