Olimpíadas: Seleção Brasileira de Basquete é definida rumo ao Pré-Olímpico de Riga

O Brasil confirmou seus 14 jogadores para os últimos amistosos antes do Pré-Olímpico de Basquete em Riga, Letônia. A seleção enfrentará Polônia, Croácia e Eslovênia como preparação antes de buscar uma vaga olímpica. A estreia será em 2 de julho contra Montenegro. O técnico Aleksandar Petrovic já cortou Elinho, Gabriel Jaú e Gui Deodato da lista inicial de treinamento em Blumenau, restando mais dois cortes antes do torneio.

A equipe jogará três amistosos na Europa (24 contra Polônia, 26 contra Croácia, 28 contra Eslovênia) antes de Petrovic definir os 12 jogadores para o torneio decisivo em busca da vaga em Paris 2024.

Convocados:

Marcelo Huertas – Tenerife-ESP
Alexey Borges – Hakro Merlins-ALE
Yago dos Santos – Estrela Vermelha-SRB
Raulzinho – Free agent
Georginho – SESI Franca
Didi Louzada – Flamengo- BRA
Vitor Benite – Zunder Palencia-ESP
Leo Meindl – Tokyo-JPN
Gui Santos – Golden State Warriors-EUA
Lucas Dias – Sesi Franca-BRA
Tim Soares – Nagoya-JPN
Bruno Caboclo – Partizan-SRB
João Marcelo “Maozinha” – Free Agent
Cristiano Felicio – CB Granada-ESP

O Pré-Olímpico

A competição que definirá vagas olímpicas para 2024 será realizada de 2 a 7 de julho em quatro cidades: Piraeus, Riga, Valência e San Juan. Vinte e quatro países, divididos em seis grupos, competirão. Os dois melhores de cada grupo avançam para as eliminatórias entre cidades, onde os campeões de cada torneio garantem vaga nos Jogos Olímpicos. O Brasil enfrentará Montenegro e Camarões na primeira fase, e o treinador destaca a importância de um bom desempenho inicial para facilitar o caminho na competição.

“Esse será o meu quarto torneio, e ele é muito específico. Temos que ter atenção, principalmente no primeiro jogo, contra Montenegro, para podermos buscar uma vaga na semifinal e escapar da Letônia neste estágio” – disse Aleksandar.

No último Pré-Olímpico, o Brasil chegou à final contra a Alemanha, atual campeã do mundo, mas foi derrotado por 75 a 64. Agora, na última oportunidade de garantir vaga em Paris 2024, o Brasil precisa ser campeão, já que somente o vencedor do Pré-Olímpico consegue vaga nas Olimpíadas através do torneio.