Em biblioteca na Alemanha, pesquisador brasileiro descobre manuscrito inédito sobre a vida de Jesus

Segundo a revista Zeitschrift für Papyrologie und Epigraphik, um grupo de pesquisadores ao decifrarem um manuscrito, descobriram a cópia mais antiga de um evangelho. Ela estava em uma biblioteca na Alemanha, em Hmburgo. A descoberta que comentava sobre a infância de Jesus, teve a participação de um brasileiro.

Segundo os pesquisadores Lajos Berkes, pesquisador do Instituto para o Cristianismo e, e o brasileiro Gabriel Nocchi Macedo, da Universidade de Liège, na Bélgica, o achado é o mais antigo exemplo conhecido do Evangelho da Infância de Tomé, datando de 1,6 mil anos atrás. O fragmento tem origem no Egito e mede cerca de 11 por 5 centímetros.

Conheça o brasileiro:

Gabriel Nocchi Macedo é natural de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul e se mudou para Bélgica há 20 anos, onde se especializou em papirologia. Ao g1, o pesquisador comentou sobre o caso:

“Por sorte, estávamos examinando fotos dos papiros da Universidade de Hamburgo, que foram digitalizados, e encontramos um papiro, lemos o texto (escrito em grego antigo) e identificamos como uma passagem sobre a vida de Jesus”

Segundo Gabriel, a página não fazia parte de um livro e que a caligrafia não é das mais belas, sugerindo que o documento pode ter sido escrito por um estudante, e não por um copista profissional.

Por Carlos Palermo

Foto: reprodução