No Rio, Prefeitura cria ‘Programa Autodefensores’ para garantir a inclusão social de pessoas com deficiência

Por Maria Fernanda Marques

Visando proporcionar inclusão e garantir cidadania para pessoas com deficiência na cidade, a Prefeitura do Rio criou o Programa Autodefensores. Segundo a Prefeitura, a ação irá reunir 16 pessoas assistidas por projetos, dos sete Centros Municipais de Referência da Pessoa com Deficiência. Eles estão localizados em:  Campo Grande, Irajá, Santa Cruz, Mato Alto, São Conrado, Vila Isabel e Centro. 

Os assistidos acompanharão as ações planejadas para a comunidade, e participarão de forma ativa, expondo pontos de vista, fazendo propostas e participando de discussões.  Segundo a Prefeitura, o programa contará com pessoas com deficiência intelectual e/ou autismo para representar toda a comunidade.   

Logo do Programa Autodefensores. Foto: Reprodução/Prefeitura do Rio

Haverá também, um grupo composto por profissionais voluntários da Secretaria da Pessoa com Deficiência para atuar na capacitação dos chamados ‘autodefensores’ . A previsão é que o I Encontro Municipal de Autodefensores ocorra em dezembro para marcar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (03 de dezembro). 

 

Foto: Reprodução/www.envolverde.com.br

Tagged: ,