Inquérito das joias de Bolsonaro deve ser enviado ao STF nesta semana

O inquérito sobre as joias está próximo de ser concluído pela Polícia Federal (PF). Segundo informações apuradas, o relatório final, contendo os possíveis indiciamentos, está em fase de finalização para ser enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) ainda nesta semana. O responsável pelo caso é o ministro Alexandre de Moraes.

A PF está investigando uma nova peça de joia recentemente descoberta, para determinar se foi negociada pelo grupo associado ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O ex-presidente e seus aliados políticos podem ser indiciados com base em material probatório que detalha a remoção de itens do acervo presidencial, seu transporte para os Estados Unidos, venda e operações de recuperação, além das conversas entre assessores para repatriar joias valiosas após a descoberta do esquema.

Na semana passada, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, confirmou a descoberta de uma nova joia e está investigando se ela foi negociada por integrantes do círculo próximo a Bolsonaro nos Estados Unidos. Rodrigues mencionou a nova descoberta durante um encontro com jornalistas. A joia foi encontrada durante investigações conduzidas por uma equipe da PF em colaboração com o FBI nos Estados Unidos. Os investigadores estão averiguando se o item foi desviado do acervo presidencial brasileiro e comercializado por aliados de Bolsonaro em território norte-americano.

Por Carlos Palermo

Foto: reprodução/x