Morre Jerry West, jogador que inspirou o logotipo da NBA

Jerry West, um dos principais jogadores da NBA, morreu nesta quarta-feira (12), aos 86 anos. Eternizado em duas homenagens no Hall da Fama, ele também serviu como modelo para a criação do logotipo da liga de basquete. A morte foi por causas naturais, e o astro estava acompanhado da esposa, Karen, no momento.

O ex-atleta ganhou destaque principalmente ao defender o Minneapolis/Los Angeles Lakers durante longos 14 anos, onde marcou 25.192 pontos e ficou atrás apenas de Kobe Bryant. Ele participou também do All-Star Game em todas as temporadas da carreira, e é o único atleta eleito MVP das finais da NBA, mesmo sendo vice-campeão, em 1969.

Atuando como executivo, foi um dos responsáveis pela dinastia “Showtime” do Los Angeles Lakers, conquistando cinco campeonatos na década de 1980, com equipe liderada por Magic Johnson, Kareem Abdul-Jabbar e James Worthy. Somado a isso, West foi peça fundamental para a contratação de Kobe Bryant, Shaquille O’Neal e Phil Jackson para os Lakers entre 1996 e 2000.

Além disso, ganhou um sexto campeonato como executivo dos Lakers em 2000. Já em 2015 e 2017, como dirigente dos Warriors, foi bicampeão. Em 2017, tornou-se consultor dos Clippers.

Adam Silver, comissário da NBA, relembrou por meio de uma nota, todos os marcos importantes e históricos que Jerry conquistou ao longo da vida.

“Jerry West foi um gênio do basquete e uma figura definidora em nossa liga por mais de 60 anos. Ele se destacou não apenas como campeão da NBA e All-Star em todas as 14 temporadas em que jogou, mas também como um competidor consumado que abraçou os maiores momentos. Ele foi o primeiro MVP das finais da liga e fez da preparação para a ocasião sua qualidade característica, o que lhe valeu o apelido de ‘Sr. Embreagem’.

As quatro décadas de Jerry no Lakers também incluíram uma passagem de sucesso como treinador principal e uma passagem notável na diretoria que consolidou sua reputação como um dos maiores executivos da história do esporte. Ele ajudou a construir oito equipes campeãs durante sua gestão na NBA – um legado de conquistas que reflete sua excelência em quadra. E ele será consagrado em outubro no Naismith Basketball Hall of Fame como contribuidor, tornando-se a primeira pessoa a ser indicada como jogador e contribuidor.

Valorizei minha amizade com Jerry e o conhecimento que ele compartilhou comigo ao longo de muitos anos sobre o basquete e a vida. Em nome da NBA, enviamos nossas mais profundas condolências à esposa de Jerry, Karen, à sua família e aos seus muitos amigos na comunidade da NBA.”