PF busca 180 foragidos condenados por envolvimento nos ataques de 8 de Janeiro

A Polícia Federal (PF) está à procura de 180 foragidos condenados por participação nos ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023. Destes, pelo menos 50 estão na Argentina. As autoridades não descartam a possibilidade de que os fugitivos estejam se movimentando por outros países.

Para facilitar a captura, a PF enviou uma lista com os nomes de 28 foragidos à Comunidade de Polícias das Américas (Ameripol), que inclui 15 países membros. Esta medida visa ampliar a cooperação internacional na busca pelos envolvidos.

Os foragidos foram condenados em inquéritos conduzidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). As investigações apuraram participação, planejamento ou envolvimento, seja por ação ou omissão, nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando manifestantes invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o STF.

A PF continua trabalhando para localizar e prender todos os envolvidos, contando com o apoio das autoridades internacionais e reforçando a cooperação entre os países membros da Ameripol.