PM morre em tiroteio e tráfico fecha três vias em represália à operação no Complexo da Maré

Na manhã desta terça-feira (11), traficantes fecharam três vias expressas da Zona Norte do Rio, em represália a uma operação da Polícia Militar no Complexo da Maré, que resultou na morte de um policial e ferimento de outro. Moradores da região relataram ouvir tiros desde a madrugada.

A operação envolveu agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Subsecretaria de Inteligência (SSI) e do 22° BPM, que tentavam capturar criminosos escondidos na área. Até a última atualização, dois homens foram presos, ambos com envolvimento no crime. A polícia apreendeu uma pistola e um rádio transmissor com os suspeitos. Além disso, quatro veículos roubados foram recuperados e um local de endolação de drogas foi descoberto.

Impactos na região

Os tiroteios fizeram com que muitos moradores não pudessem sair de casa. Um ônibus foi incendiado na Avenida Brasil, próximo à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A Fiocruz ativou um plano de contingência e emitiu um alerta para que funcionários e colaboradores permanecessem nas dependências por segurança. De acordo com o Rio Ônibus, a ação foi criminosa.

Serviços públicos atingidos:

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio informou que o Centro Municipal de Saúde Vila do João e as Clínicas da Família Adib Jatene e Augusto Boal acionaram o protocolo de acesso mais seguro, interrompendo temporariamente o funcionamento para garantir a segurança de profissionais e usuários. A Clínica da Família Jeremias Moraes da Silva continuou atendendo, mas suspendeu as atividades externas.

A Secretaria Municipal de Educação do Rio relatou que 40 escolas do Complexo da Maré tiveram suas atividades impactadas. A Secretaria Estadual de Educação também informou que duas escolas foram fechadas, afetando cerca de 900 estudantes do turno da manhã.

O confronto e seus desdobramentos ressaltam a necessidade de medidas urgentes para garantir a segurança pública e minimizar o impacto sobre a vida cotidiana dos moradores da região.

Foto: Divulgação PMERJ