Após campanhas contra regime de Pyongyang, Coreia do Norte volta a enviar balões com lixo para Coreia do Sul

A Coreia do Norte retomou o envio de balões carregados de lixo à Coreia do Sul no final deste domingo (09). Cerca de 300 balões foram identificados pelo exército sul-coreano. Materiais tóxicos não foram detectados.

A ação aconteceu após a cidade sul-coreana de Seul retomar em alto-falantes, as campanhas de propaganda contra o regime de Pyongyang, capital da Coreia do Norte. A irmã de Kim e porta-voz do governo, Kim Yo Jong, alertou que a retomada das transmissões em alto-falantes era “um prelúdio para uma situação muito perigosa”.

A troca de balões entre os países começou no dia 28 de maio. Na data, a Coreia do Norte enviou mais de 200 balões carregados de lixo e fezes em resposta à propaganda de Seul contra o líder norte-coreano. Em junho, o país prometeu parar com as ações, mas voltou a lançar os balões após ativistas sul-coreanos enviarem panfletos anti-Pyongyang.

Em um comunicado divulgado pela mídia estataç norte-coreana, Kim Yo Jong afirmou que o país vizinho estaria sujeito a uma “nova ação em resposta” não especificada, se continuasse as transmissões em alto-falantes e a permitir que ativistas enviassem panfletos de propaganda anti-norte-coreana através da fronteira.

Advirto severamente Seul para parar imediatamente com este ato perigoso, disse Kim, acrescentando que Seul está criando um “novo ambiente de crise”.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução/Internet