Após Marta repensar fim da carreira, Arthur Elias exalta atleta e destaca que valoriza mérito

A jogadora Marta estava pronta para encerrar sua trajetória profissional ao final de 2024, entretanto, a atleta pensa em reconsiderar a decisão após a noticia que o Brasil seria o pais sede da Copa do Mundo Feminina. O possível encerramento do ciclo tão significativo para o futebol feminino foi destaque da coletiva de imprensa conduzida pelo técnico Arthur Elias, realizada na Arena Fonte Nova, em Salvador. Arthur deixou um recado, apesar que exaltar a carreira da jogadora:

“Na Seleção, valorizamos o mérito nas convocações, não o histórico ou favoritismo”.

Enfatizou dizendo: Esse critério é compreendido pelas atletas. Marta sabe disso e demonstra isso em campo, como evidenciado por suas excelentes performances.

Caso Marta decida permanecer em campo até a próxima Copa do Mundo, ela terá 41 anos no ano da competição, exatamente com a mesma idade que a companheira de seleção, Formiga, tinha durante a Copa de 2019, realizada na França.

Caso vista a camisa verde-amarela seria a sétima participação da camisa 10 em Mundiais. Marta esteve presente nas edições de 2003, 2007, 2011, 2015, 2019 e 2023.

Vale lembrar que Brasil tem uma Olimpíada pela frente e mais três anos de trabalho até a Copa do Mundo Feminina. Por isso, o técnico da seleção considera que “não é o momento” para discutir esse assunto.

“Agora não é o momento para discutir isso. Mesmo com o anúncio da Copa. Nem mesmo ela tem uma decisão totalmente definida sobre isso. Não estamos focando nisso, não é um tema que estamos abordando. Claro que queremos dar o apoio que ela merece, afinal, é a maior jogadora de todos os tempos, em uma fase final de sua carreira. Isso tem um grande impacto pessoal e estamos aqui para oferecer suporte. Isso é tudo o que posso dizer. Se a decisão for encerrar o ciclo, faremos uma despedida memorável para ela. Se a decisão for continuar, ela permanecerá conosco na equipe, e avaliaremos constantemente se ela ainda terá condições de se manter entre as melhores do Brasil”, disse Arthur.

Marta estará no amistosa da Seleção Brasileira no amistoso contra a Jamaica. A amarelinha entra em campo nesta terça-feira (04), às 20h (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova.

 

Por Daniela Martins
Foto: Reprodução