Em relação estremecida, presidente da Ucrânia critica Lula por ‘priorizar aliança’ com Rússia

Volodymyr Zelensky, o presidente da Ucrânia, voltou a tecer criticas ao presidente Lula (PT) por “priorizar a aliança com um agressor”, referindo-se à Rússia, do presidente Vladimir Putin.

Em entrevista publicada em O Globo, o chefe de Estado da Ucrânia expressou desejo de cooperação com países da América Latina como Argentina, Chile, Colômbia, Peru e El Salvador, mas fez uma ressalva sobre o clima de perplexidade que existe no país europeu em relação ao Brasil.

“O Brasil deve estar do nosso lado e dar um ultimato ao agressor [a Rússia]… por que temos de voltar a repetir estas coisas? Pela memória histórica, por temas econômicos? A economia é importante até que chega uma guerra, e quando a guerra chega os valores mudam. Pesam mais as crianças, a família, a vida, só depois está o comércio com a Federação Russa“, declarou Volodymyr .

“Acho que uma aliança do Brasil com os países da América Latina é muito mais potente do que apenas com a Rússia. E seria justo que nos dessem esse apoio. Não tive uma declaração conjunta com o presidente Lula, ou entre Ucrânia e Brasil… por que é assim, se nós somos os atacados?”, questionou Zelensky.

A guerra entre Rússia e Ucrânia começou em fevereiro de 2024, quando Putin ordenou a invasão ao país vizinho. De lá para cá, mais de 10 mil civis já foram mortos, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), sendo a grande maioria de origem ucraniana. Lula e Zelensky se reuniram pessoalmente em novembro de 2023 em Nova York, mas não chegaram em um consenso. O presidente europeu voltou a pedir um posicionamento mais duro do governo brasileiro, porém Lula permaneceu com a tese de uma “saída pacífica”.

Por: Rafael Ajooz