Nesta quinta-feira (30), a comunidade católica comemora o “Corpus Christi”, data celebrada anualmente 60 dias após a Páscoa que referencia um milagre que ocorreu em 1264 na Itália. No Brasil, a data é considerada ponto facultativo, ou seja, a decisão de interromper as atividades trabalhistas fica na mão do empregador, porém, em cidades como São Paulo e Belo Horizonte, a data é feriado.

O dia é marcado por procissões realizadas em ruas enfeitadas em todo o mundo católico. De acordo com o padre Alex Nogueira, mestre em direito canônico e professor acadêmico, a tradição da data remonta à cidade italiana de Bolsena, localizada na região do Lácio.

Para a igreja católica, em 1264, as relíquias da Santíssima Eucaristia se transformaram em carne ensanguentada e foram levadas em procissão até a cidade de Orvieto, na região da Úmbria. A partir disso, surgiram os símbolos que remetem ao ao corpo e ao sangue de Jesus Cristo, como a hóstia e o vinho. Em celebração ao milagre, a procissão anual foi marcada para 60 dias após a Páscoa, já que, na quinta-feira que antecede a data, Jesus Cristo teria instituído a Santíssima Eucaristia durante a última ceia.

Por: Ágatha Araújo

Foto: divulgação/Arquidiocese