Prefeitura do Rio reduz vandalismo em BRT em 90%
No último sábado (25), a Prefeitura do Rio informou que conseguiu reduzir as ocorrências de vandalismo no BRT desde 2021, quando assumiu a gestão do sistema. A Mobi-Rio, empresa pública responsável pela operação dos ônibus rápidos, monitoria diariamente o funcionamento dos veículos pelo Centro de Controle Operacional (CCO).
Através das câmeras das estações, as equipes (são 19 funcionários se revezando 24 horas) verificam se há qualquer ação ou atitude suspeita. Agentes do programa BRT Seguro, da Secretaria de Ordem Pública (Seop), e da Polícia Militar são acionados tão logo o CCO identifique alguma situação criminosa.
De acordo com a Mobi-Rio, a diminuição de atos de vandalismo se deu pelas reformas. A empresa atribui a queda desse tipo de crime à revitalização dos espaços, que com a instalação de mecanismos que dificultam depredações, como substituição de painéis e portas de vidro por chapas de aço vazadas e fiação embutida do monitoramento das câmeras de segurança. Além do mais, a criação do programa BRT Seguro reforçou a integridade dos veículos.
O programa BRT Seguro, criado em junho de 2021, já realizou
3.302 prisões por roubo, furto, vandalismo, desacato e importunação sexual. Do total de prisões, 417 foram registradas como vandalismo ou dano ao patrimônio.
Por: Ágatha Araújo
Foto: divulgação/BRT Seguro