Morre no Rio, ao 71 anos, Otoni de Paula ‘Pai’; deputado estadual tratava um câncer de fígado

Na madrugada desta segunda-feira (27), faleceu aos 71 anos o deputado estadual do Rio de Janeiro, Otoni Moura de Paulo (MDB), conhecido como Otoni de Paula Pai. Ele era pai do deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ) e adotou o nome político para se diferenciar do filho.

Otoni de Paula Pai estava em tratamento contra um câncer no fígado, e seu estado de saúde se agravou nos últimos dias, levando à necessidade de intubação neste fim de semana. Ele estava internado no Ambulatório Américas Medical City, na Barra da Tijuca.

Seu filho, Otoni de Paula, informou que a família pôde se despedir do parlamentar no último sábado (25). “Tivemos a chance de abraçá-lo ontem, trocar algumas palavras e nos despedir. Que o Senhor nos ajude nesse momento difícil. Temos a certeza de que Deus está no controle de todas as coisas. O Deus que está aqui, está lá com o meu pai, minha referência”, declarou o deputado federal.

A doença de Otoni de Paula Pai se tornou pública há cerca de um mês, quando o deputado Samuel Malafaia (PL) pediu orações pelo colega durante uma sessão na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Muitos parlamentares desconheciam o diagnóstico de câncer de Otoni.

O velório do deputado será nesta terça-feira (28), a partir das 10h, no Palácio Tiradentes, antigo sede da Alerj. O enterro está previsto para as 15h, no Cemitério Jardim da Saudade, em Mesquita, na Baixada Fluminense.

Otoni de Paula Pai era pastor evangélico e iniciou sua carreira política em 1988, quando foi eleito vereador em Nova Iguaçu. Estava em seu primeiro mandato na Alerj, eleito com 42 mil votos, e presidia a Comissão de Defesa Civil.

O Governo do Estado decretou três dias de luto oficial pela morte do parlamentar. Em nota, o governador Claudio Castro (PL) expressou pesar pela perda.

“A política fluminense perdeu hoje um político atuante e um homem de Deus”,afirmou. Castro destacou a dedicação de Otoni como pastor e parlamentar, elogiando sua integridade e amor pela comunidade. “Recebi com grande tristeza a notícia do seu falecimento e manifesto minha solidariedade aos familiares e amigos do deputado estadual”, concluiu o governador.

Foto: Rafael Wallace/Alerj