Magda Chambriard assume presidência da Petrobras após eleição pelo Conselho de Administração

O Conselho de Administração da Petrobras elegeu Magda Chambriard como presidente da empresa nesta sexta-feira (24). Ela também foi nomeada conselheira de administração.

“Em continuidade ao comunicado divulgado em 22/05/2024, o Conselho de Administração, em reunião realizada hoje, nomeou Magda Chambriard como conselheira de administração e a elegeu como nova presidente da companhia”, informou a Petrobras em comunicado ao mercado.

Magda Chambriard tomou posse imediatamente após a decisão.

“Magda Chambriard tomou posse em ambos os cargos nesta data e passou a integrar o Conselho imediatamente, não sendo necessária a convocação de Assembleia de Acionistas para esse fim”, acrescentou o comunicado.

A escolha de Chambriard passou pelo processo de governança da companhia. Na quarta-feira (22), o Comitê de Pessoas do Conselho de Administração, funcionando como Comitê de Elegibilidade (Celeg), aprovou sua indicação aos cargos de conselheira e presidente. O Conselho de Administração confirmou a decisão hoje.

“O Celeg considerou que a indicação da Sra. Magda Chambriard preenche os requisitos necessários previstos nas regras de governança da companhia e legislação aplicável e está apta para ser apreciada pelo Conselho de Administração (CA), sendo, portanto, elegível para ambos os cargos”, informou o comunicado da quarta-feira.

Magda Chambriard é mestre em Engenharia Química pela Coppe/UFRJ (1989) e Engenheira Civil pela UFRJ (1979). Possui especializações em Engenharia de Reservatórios, Produção de Petróleo e Gás, e diversas formações em gestão e liderança no setor de petróleo.

Iniciou sua carreira na Petrobras em 1980, onde atuou principalmente na área de produção. Em 2002, foi cedida à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), onde assumiu várias superintendências e, posteriormente, a diretoria e a direção-geral da agência.

Na ANP, liderou a criação de importantes superintendências e coordenou os trabalhos para as licitações do pré-sal e outras sob regime de concessão.

A nova presidente da Petrobras traz uma vasta experiência e conhecimento sobre todas as áreas do processo de produção de petróleo no Brasil, com um histórico de liderança em grandes projetos e regulação do setor.

 

Foto: Agência Brasil