Pódio das Olimpíadas e Paralimpíadas de Paris é divulgado; estrutura será 100% reciclável e inspirada na Torre Eiffel

Nesta quinta-feira (23), o Comitê Organizador dos Jogos de Paris divulgou o pódio em que os medalhistas das Olimpíadas e Paralimpíadas subirão. Produzido na França com plástico 100% reciclado, a estrutura é inspirada na Torre Eiffel e nos telhados típicos dos prédios da cidade.

“As medalhas carregam uma homenagem à torre, então o pódio é complementar a este símbolo que é a Torre Eiffel. Ela tem o desenho da estrutura metálica da torre. A outra particularidade é que é um pódio feito 100% na França e para nós é um orgulho pode mostrar esse “know how” do nosso país, e ainda por cima foi feita de plástico. O cinza do pódio também se refere à cor dos telhados da cidade de Paris. Ganhar uma medalha nos Jogos é como subir no topo do mundo”, disse Tony Estanguet, tricampeão olímpico da canoagem e atual presidente do Comitê Organizador de Paris 2024.

O pódio será composto por módulos de plástico para serem montados de acordo com o número de medalhistas premiados. O de futebol, considerado o maior, chega a 33 metros de comprimento, já os de provas individuais, terão 3,6 metros. 685 módulos com 18 toneladas de resíduos de plástico foram fabricados.

Com duas cores, as estruturas têm a parte da frente branca, os aros que simbolizam as Olimpíadas e os agitos símbolos das Paralimpíadas. A parte superior é cinza para se inspirar nos telhados parisienses, e a parte lateral dos degraus contém o escrito “Paris 2024”. Os módulos das Paralimpíadas contam com rampas, os tornando acessíveis.

Por Isabelli Aragão

Imagem: reprodução