Biden se posiciona em oposição ao ‘Reconhecimento Unilateral’ do Estado Palestino

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se posiciona contra o “reconhecimento unilateral” de um Estado palestino, informou a Casa Branca nesta quarta-feira, 22, em resposta ao anúncio de que Espanha, Irlanda e Noruega avançarão com o reconhecimento até o final do mês.

Biden “é um firme defensor de uma solução de dois Estados e sempre foi ao longo de sua carreira”, afirmou Adrienne Watson, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional. No entanto, Watson ressaltou que o presidente acredita que “um Estado palestino deve ser constituído através de negociações diretas entre as partes e não por um reconhecimento unilateral”.

A porta-voz não mencionou diretamente a decisão dos três países europeus, que são aliados próximos dos EUA. Biden e o secretário de Estado, Antony Blinken, têm pressionado Israel a estabelecer um cronograma para a criação de um Estado palestino, explorando a possibilidade de um acordo de normalização de relações entre a Arábia Saudita e Israel.

Recentemente, Washington vetou uma tentativa do Conselho de Segurança da ONU de reconhecer o Estado da Palestina, argumentando que tal reconhecimento deve ser fruto de negociações que considerem os interesses de segurança de Israel.

Foto: Reprodução Internet