Polícia Civil faz operação contra expansão do tráfico fluminense para outros estados e cumpre 113 mandados de busca e apreensão
Nesta segunda (21), a Polícia Civil do Rio de Janeiro iniciou a Operação Rota do Rio, mirando a expansão para outros estados de traficantes do Comando Vermelho (CV). Os policiais saíram para cumprir 113 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amazonas e Pará.
Segundo informações investigadas pela Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD), houve uma divisão na facção Família do Norte, e um dos lados migrou para o CV e fundou o Comando Vermelho do Amazonas (CVAM), reajustando as rotas das drogas pelo país. Tal aliança passou a controlar a fronteira do Brasil com Peru, por exemplo.
Ainda conforme a DCOC-LD, a facção paga de forma diversificada a diversos laranjas e empresa na tentativa de dificultar as investigações. Em apenas 2 anos, os criminosos movimentaram R$ 27 milhões.
No Amazonas, um dos alvos de buscas foi o ex-prefeito de Anamã, Raimundo Pinheiro da Silva. De acordo com as investigações, ele é o proprietário que lava dinheiro para o tráfico.
Na cidade do Rio de Janeiro, um dos endereços procurados era um prédio na Avenida Atlântica, em Copacabana. Policiais também foram a Barra da Tijucas e ao Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio, e ao Fallet-Foguereiro, na região central – onde ocorreu registro de tiroteio.
Nessa operação, agentes da 21° DP de Bonsucesso capturaram Juan Roberto Figueira da Silva, o Cocão, no Morro dos Prazeres. Ele é chefe do tráfico da comunidade e estava foragido da Justiça, com ao menos 6 mandados de prisão em aberto. Segundo as investigações, ele ordenava assaltos na Zona Sul do Rio e também na Grande Tijuca. No estado do Rio, mandados ainda foram cumpridos em Cabro Frio e Armação dos Búzios, na Região dos Lagos.
Com essa ação, a polícia busca conseguir provas e confiscar bens móveis e imóveis relacionados às atividades do tráfico. E, dessa forma, enfraquecer de forma significativa o poder de atuação do Comando Vermelho.
A polícia destaca ainda que a investigação comprova que o tráfico que age com violência nas comunidades e o do asfalto possuem o mesmo fornecedor. Segundo o Bom Dia Rio, da TV Globo, a quadrilha do AM as adquiria em região de fronteira.
Por: Rafael Ajooz
Foto: Reprodução TV