Após tragédia no RS, novo sistema de alerta climático será lançado no Brasil ainda neste semestre

A mais recente tragédia no Rio Grande do Sul parece ter deixado claro que novas medidas precisam ser tomadas para prevenir os últimos acontecimentos. De acordo com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), uma nova tecnologia deve entrar em funcionamento ainda neste semestre.

Nomeado “cell broadcast”, o sistema começará a ser utilizado em dez municípios brasileiros, mas ainda em uma escala reduzida. Ele enviará mensagens de texto em formato pop up (sobreposto ao conteúdo que está sendo acessado no celular) para todos os aparelhos da mesma região. Atualmente, os alertas por SMS são encaminhados para a caixa de entrada dos usuários previamente cadastrados na Defesa Civil. Agora, não será necessário realizar nenhum registro.

De acordo com Armin Augusto, diretor do Cenad, uma sirene irá tocar nos celulares assim que houver riscos. O objetivo de iniciar a operação da tecnologia em menor escala é capacitar as defesas civil estadual e municipal, responsáveis pelo conteúdo dos textos enviados. Testes foram realizados em um projeto-piloto no ano passado, em sete municípios, mas nenhuma lista informando as cidades que receberão o sistema foi divulgada.

O “cell broadcast” já é utilizado no exterior há algum tempo. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou, ainda em 2022, que as operadoras de telefonia móvel oferecessem este serviço gratuitamente. Segundo o Valor Econômico, a princípio, a execução do sistema estava prevista para dezembro de 2023.

Por Isabelli Aragão

Imagem: reprodução