BRT Rio registra aumento de 180% no número de passageiros desde março de 2021

Desde que a prefeitura do Rio de Janeiro assumiu a gestão do BRT, o sistema registrou um aumento de 180% no número de passageiros transportados. Antes da intervenção, que completou três anos em março, o BRT atendia 150 mil pessoas por dia. Atualmente, esse número subiu para 420 mil passageiros diários.

A intervenção começou oficialmente em 23 de março de 2021, quando a prefeitura passou a gerenciar o serviço anteriormente administrado pela BRT S/A. A intervenção incluiu a renovação da frota de ônibus articulados, a reforma de todas as estações, a recuperação do pavimento do corredor Transoeste e a conclusão das obras do corredor Transbrasil, além dos terminais Gentileza e Deodoro.

Melhoria na frota e intervalos entre viagens

Antes da intervenção, os três corredores do BRT contavam com 120 ônibus. Hoje, a frota é de 713 veículos, o que reduziu significativamente os intervalos entre viagens. Na Nova Transoeste, os intervalos nos horários de pico foram reduzidos em até 72%. Na Transcarioca, a redução foi de 59%, e na Transolímpica, 63%.

Recuperação de estações vandalizadas

No início da intervenção, 46 estações estavam fechadas devido a vandalismo e furto de equipamentos. Agora, todas as 120 estações do sistema foram revitalizadas e estão em operação.

Criação da Mobi-Rio

A Mobi-Rio foi criada em dezembro de 2021 para requalificar o BRT, recuperando articulados e estações. Mais de 4 mil contratações foram realizadas, formando um quadro de 3.129 funcionários, incluindo mais de 1,5 mil motoristas.

Novos terminais e recuperação na Transoeste

A Transoeste foi um dos focos principais da intervenção. Quatro estações estão sendo transformadas em terminais: Mato Alto, Pingo D’Água, Curral Falso e Magarça. O terminal Magarça foi recentemente entregue, com um novo módulo e um terminal alimentador para ônibus e vans, além de um estacionamento exclusivo para 250 bicicletas. O investimento total foi de R$ 180 milhões. Além disso, 31 quilômetros da via foram revitalizados, substituindo o asfalto por concreto, em um investimento de R$ 221 milhões.

Redução no vandalismo

O vandalismo no BRT foi reduzido significativamente. Antes da intervenção, 80% da frota sofria com vandalismo mensalmente. Hoje, esse número caiu para 10%. Novos ônibus foram equipados com mecanismos de segurança e câmeras internas. Nas estações, os casos de vandalismo diminuíram 90% graças às reformas e ao monitoramento contínuo.

Transbrasil e Terminal Intermodal Gentileza

A operação do Transbrasil e a inauguração do Terminal Intermodal Gentileza ampliaram as conexões viárias. O corredor Transbrasil tem 25 quilômetros de extensão, 17 estações e dois terminais. Quatro linhas operam no corredor, com intervalos reduzidos para cinco a seis minutos, dependendo da linha. O Transbrasil permite conexões com linhas municipais de ônibus e VLT no Terminal Gentileza, além de conexões com os corredores Transolímpica e Transcarioca.

Programa BRT Seguro

Lançado em junho de 2021, o programa BRT Seguro patrulha ônibus, estações e terminais. Até agora, mais de 3.300 prisões foram realizadas por diversos delitos, e mais de 17.650 multas por calote foram aplicadas. O programa conta com 400 agentes diários.

As intervenções e melhorias no BRT Rio são parte de um esforço contínuo para aumentar a eficiência e a segurança do sistema, beneficiando milhares de passageiros diariamente.

 

Foto: Prefeitura do Rio