Lula demite Jean Paul Prates e Magda Chambriard assume presidência da Petrobras

O presidente Lula tomou a decisão de demitir Jean Paul Prates da presidência da Petrobras, conforme anunciado na noite desta terça-feira (14). Prates ocupava o cargo desde o início do governo petista, em janeiro de 2023.

O substituto de Prates será Magda Chambriard, ex-presidente da Agência Nacional de Petróleo durante o governo de Dilma Rousseff. A mudança na liderança da estatal foi comunicada pela própria Petrobras em nota, onde Prates solicitou ao Conselho de Administração o encerramento antecipado de seu mandato, seguido pela intenção de renunciar ao cargo de membro do conselho.

A indicação de Chambriard como nova presidente da Petrobras representa uma vitória da linha intervencionista do governo sobre a estatal. Com uma vasta experiência na área de energia e petróleo, Chambriard atuou por 22 anos na Petrobras e foi a diretora-geral da ANP durante o governo de Dilma Rousseff. Sua nomeação oficial fará dela a segunda mulher a ocupar o cargo de presidente na história da estatal, sucedendo Graça Foster (2012−2015).

Embora o Conselho de Administração da Petrobras ainda não tenha sido formalmente informado sobre a demissão de Jean Paul Prates, este convocou uma reunião para deliberar sobre o encerramento antecipado de seu mandato, conforme afirmado pela empresa em comunicado posterior. Após a confirmação de sua saída, Prates pretende renunciar também ao cargo de membro do conselho.

 

Foto: Reprodução