Rioprevidência: cerca de três mil pensionistas nascidos em março podem ter benefícios suspensos

O Rioprevidência, Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro, alertou em publicação no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (7) que cerca de três mil pensionistas, nascidos em março, estão em risco de ter seus benefícios suspensos. Estes pensionistas não realizaram o recenseamento obrigatório para o biênio 2023/2024 dentro do prazo, que encerrou no último dia 30 de abril.

Para evitar a suspensão dos pagamentos, é necessário que os pensionistas regularizem sua situação o mais rápido possível. O procedimento pode ser feito por meio do agendamento de um atendimento em qualquer agência ou posto do Rioprevidência. Para agendar, os interessados devem acessar o site www.rioprevidencia.rj.gov.br ou ligar para os telefones 0800-285-8191 (para chamadas de telefones fixos) ou (21) 3850-3350 (para chamadas de telefones fixos ou celulares).

No momento do atendimento, é essencial que o pensionista apresente documentos como Identidade (RG), CPF, título de eleitor e um comprovante de residência atualizado.

Vale ressaltar que os pensionistas de militares estão obrigados a realizar o recenseamento apenas se estiverem vinculados ao Rioprevidência, ou seja, se o instituidor da pensão faleceu até 31 de dezembro de 2021.

O recenseamento anual é uma exigência da Lei Federal 10.887/2004, que visa permitir uma auditoria periódica da folha de pagamentos e uma avaliação atuarial efetiva, contribuindo para o controle rigoroso, combate a fraudes e eliminação de pagamentos indevidos de benefícios previdenciários.

Os nomes dos pensionistas que deixaram de realizar o recenseamento podem ser consultados no link abaixo: https://www.rioprevidencia.rj.gov.br/

 

Foto: Reprodução Internet