Número de internações por síndrome respiratória pode triplicar nos próximos 15 dias no Rio
De acordo com o Panorama de Síndrome Respiratória Aguda Grave, levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES), o número de internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) deve triplicar nas próximas duas semanas. O panorama analisa casos de Influenza (A e B), o coronavírus, o adenovírus, o rinovírus e o Vírus Sincicial Respiratório (VSR).
Segundo o levantamento, nas últimas duas semanas de abril, entre os dias 14 a 27 de abril, foram identificadas 154 hospitalizações por síndrome respiratória. A partir dos números e dos balanços, foi feita uma projeção estatística que prevê uma tendência alta de mais de 300%, chegando a 570 internações nos próximos 15 dias.
O boletim ainda afirma que o alvo das doenças são pacientes de 4 anos, faixa etária que tem o Vírus Sincicial Respiratório (47%) e Rinovírus (25%) como principais agentes infecciosos. Já em pacientes de 80 anos, o vírus da Influenza A é o que mais atinge os pacientes.
Para a prevenção, é necessário que todos se vacinem contra a gripe. O imunizante oferecido no Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano.
Atualmente, o imunizante está disponível em todas as 238 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde), no Super Centro Carioca de Vacinação de Botafogo e do Park Shopping Campo Grande, e em pontos extras de vacinação como Cidade das Artes, aeroportos Santos Dumont e Galeão, Terminal Gentileza, Rodoviária do Rio, Norte Shopping, entre outros.
Por: Ágatha Araújo
Foto: reprodução/Prefeitura Caxias do Sul