Pesquisa aponta que 8 em cada 10 professores brasileiros já pensaram em desistir da carreira
Uma pesquisa inédita chamada ‘Perfil e Desafios dos Professores da Educação Básica no Brasil’, divulgada nesta quarta (08) pelo Instituto Semesp, apontou que oito em cada dez professores da educação básica já pensaram em desistir da carreira. Entre os motivos estão o baixo retorno financeiro, a falta de reconhecimento profissional, a carga horária excessiva e a falta de interesse dos alunos.
O levantamento foi realizado entre 18 e 31 de março de 2024, com 444 docentes das redes pública e privada, do ensino infantil ao médio, de todas as regiões do país. De acordo com os dados, 79,4% dos professores entrevistados já pensaram em desistir da carreira de docente. Em relação ao futuro profissional, 67,6% se sentem inseguros, desanimados e frustrados.
Os desafios citados pelos docentes são: falta de valorização e estímulo da carreira (74,8%), falta de disciplina e interesse dos alunos (62,8%), falta de apoio e reconhecimento da sociedade (61,3%) e falta de envolvimento e participação das famílias dos alunos (59%).
Os profissionais da educação ainda afirmam terem sofrido vários tipos de violência, que corroboram para a falta de estímulo na carreira. Dentre os tipos mais relatados estão agressão verbal (46,2%), intimidação (23,1%) e assédio moral (17,1%). A violência é praticada principalmente por alunos (44,3%), alunos e responsáveis (23%) e funcionários da escola (16,1%).
Por: Ágatha Araújo
Foto: reprodução/Shutterstock