Rio de Janeiro bate recorde de novas empresas abertas em abril
A Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) divulgou que abril de 2024 estabeleceu um novo recorde histórico para o mês, com o registro de 7.035 novas empresas. Esse número supera o recorde anterior de abril de 2022, quando foram abertas 5.590 empresas, e mostra um crescimento impressionante de 29% em comparação com as 5.442 empresas registradas em abril do ano passado.
Desde o início de 2024, o total de novas empresas cadastradas pela Jucerja já soma 24.293. O mês de abril não só liderou o ano em número de aberturas, mas também se classificou como o terceiro maior mês em toda a história da instituição bicentenária.
O governador Cláudio Castro expressou entusiasmo com os números, atribuindo-os ao clima de negócios favorável promovido pelo estado.
“A criação de novas empresas implica em mais empregos, aumento da renda, consumo elevado, diversificação de oportunidades, maior competitividade e fortalecimento da economia estadual,” comentou Castro.
Sergio Romay, presidente da Jucerja, destacou as medidas implementadas para facilitar o empreendedorismo no estado.
“Desburocratizamos e simplificamos os processos, reduzindo o tempo necessário para registrar uma nova empresa para cerca de 40 minutos. Nossa meta é ultrapassar 72 mil novas empresas até o final do ano”, afirmou Romay.
Dentre as novas empresas registradas em abril, 6.375 correspondem a novos negócios, 572 a filiais e 88 a transferências de outras regiões. Cidades como Rio de Janeiro, Niterói, Duque de Caxias, São Gonçalo e Nova Iguaçu lideram o ranking de novas aberturas no ano de 2024, com o Rio de Janeiro à frente com 12.358 novas empresas.
Foto: Divulgação/GovRJ