Hamas aceita acordo de cessar-fogo em guerra de sete meses contra Israel em Gaza

Nesta segunda-feira (6), o grupo militante palestino Hamas concordou com uma proposta de cessar-fogo após sete meses de conflito com Israel na região de Gaza. A decisão vem horas após os militares israelenses instruírem os moradores a evacuarem partes de Rafah, área que atualmente abriga mais de um milhão de deslocados.

Ismail Haniyeh, líder do Hamas, comunicou aos mediadores do Catar e do Egito a aceitação do grupo à proposta de trégua, conforme divulgado por uma breve declaração do Hamas. Os detalhes específicos do acordo ainda não foram revelados.

Até o momento, não houve declarações oficiais por parte de Israel sobre a aceitação do acordo de cessar-fogo. Se efetivado, este acordo marcará a primeira trégua desde um breve período de pausa nos combates em novembro, sucedendo meses de tentativas frustradas de encerrar os confrontos, que incluíram esforços para a libertação de reféns e a facilitação da entrada de ajuda humanitária em Gaza.

O anúncio ocorre em um momento tenso, após Izzat al-Rashiq, uma autoridade do Hamas, advertir que qualquer operação militar israelense em Rafah poderia comprometer as negociações de paz em curso no Cairo.

Rafah, localizada no extremo sul da Faixa de Gaza, tornou-se refúgio para aproximadamente metade dos 2,3 milhões de habitantes de Gaza, que foram deslocados para o sul devido ao avanço das operações militares israelenses.

 

Foto: Reprodução Internet