Tragédia no Sul: aeroporto de Porto Alegre suspende voos até final do mês de maio

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) anunciou hoje o fechamento sem prazo definido do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, devido a alagamentos em áreas críticas, incluindo pistas de pouso. O Rio Grande do Sul enfrenta uma crise causada por fortes tempestades, com mais de 80 mortes desde o final de abril e milhares de deslocados. O rio Guaíba atingiu um recorde de 5,33 metros, contribuindo para a situação.

Foto: Fraport

Apesar da gravidade da situação, a Fraport, que administra o aeroporto, estabeleceu o dia 30 deste mês como prazo final para a suspensão das operações, emitindo um comunicado oficial. No entanto, a retomada das atividades aeroportuárias permanece incerta, conforme as imagens divulgadas pela Fraport evidenciam os alagamentos que levaram ao fechamento desde a última sexta-feira (3).

CONFIRA A NOTA:

“Para cumprir a legislação aeroportuária, hoje (6/5), foi emitido um Notam (Notice to Airman) com data final em 30/5, que se trata de um documento, reconhecido internacionalmente, que tem a finalidade de divulgar alterações e restrições temporárias que possam ter impacto nas operações aéreas. Este aviso se destina às empresas e instituições relacionadas à aviação e pode ser alterado a qualquer momento. Esclarecemos que não há previsão de retomada das operações”, disse, em nota.

Por Carlos Palermo

Foto Fraport