Prazo para regularização eleitoral termina em 8 de maio; confira o que pode ser resolvido

O período para resolver pendências com a Justiça Eleitoral se encerra no próximo dia 8 de maio. Entre as questões que podem ser tratadas até lá estão a emissão da primeira via do título de eleitor, o cadastramento biométrico, a troca de domicílio eleitoral e a atualização cadastral.

Após esse prazo, o cadastro eleitoral será fechado para que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) possa preparar os cadernos de votação, contendo informações como o nome do eleitor, a zona e a sessão eleitoral.

Exceto pelo cadastramento biométrico e pela emissão da primeira via do título de eleitor, todas as outras questões podem ser resolvidas pela internet, incluindo o pagamento de multas por ausência às eleições. No caso dos cidadãos com títulos cancelados, será necessário comparecer a um cartório eleitoral para regularizar a situação.

No estado do Rio de Janeiro, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) está operando em regime de plantão. Nos dias 3, 6, 7 e 8 de maio, o atendimento presencial ao público será das 11h às 19h. No sábado (4), o horário será das 12h às 17h.

O primeiro turno das eleições municipais de 2024 está agendado para o dia 6 de outubro, um domingo. Em municípios com segundo turno, a votação ocorrerá em 27 de outubro. Os eleitores irão às urnas para eleger prefeitos e vereadores.

 

Foto: Divulgação TRE