Polícia Militar intensifica policiamento em Copacabana para megashow de Madonna

A partir desta segunda-feira, a Polícia Militar reforça o policiamento em Copacabana, Zona Sul do Rio, com rondas constantes pelas areias do bairro. A medida, anunciada na semana passada pela prefeitura e pelo governo do estado, visa garantir a segurança durante o megashow de Madonna, agendado para o próximo sábado, dia 4. O esquema operacional e de segurança foi inspirado no utilizado durante o réveillon deste ano na cidade.

De acordo com a corporação, o 19º BPM (Copacabana) estará presente na região 24 horas por dia até o dia do show de Madonna. Além disso, nesta segunda-feira, o Batalhão de Choque será responsável pela escolta da cantora desde o aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador, até Copacabana, onde ficará hospedada até o evento.

O esquema de segurança inclui o uso de câmeras de reconhecimento facial, drones, pontos de bloqueio com revista e detectores de metal. Uma novidade será a instalação de um Centro Integrado de Comando e Controle móvel na Praça do Lido. Além disso, serão adicionadas 12 câmeras extras de reconhecimento facial e dois drones equipados com o mesmo sistema.

O espetáculo, programado para iniciar por volta das 21h45, marca o encerramento da turnê “The Celebration Tour” em celebração aos 40 anos de carreira da cantora norte-americana. Antes disso, o DJ Diplo fará uma apresentação de abertura às 20h.

A partir da próxima segunda-feira, dia 29, agentes realizarão patrulhas no bairro para evitar acampamentos, que não serão permitidos. No dia do show, haverá um ponto de hidratação na praia para atender ao público.

O efetivo de segurança contará com 3,2 mil policiais militares, 1.130 guardas municipais e 800 bombeiros, incluindo salva-vidas. Serão estabelecidos 12 pontos de bloqueio e 18 pontos de revista para o acesso à orla. Objetos como vidro e outros itens considerados cortantes serão apreendidos. Além disso, a PM instalará 65 torres de observação na areia e no calçadão para monitoramento.

 

Foto: Divulgação