BA DER NA! União da Ilha do Governador define enredo para Carnaval 2025

Nesta segunda-feira (22), a escola de samba União da Ilha do Governador, que desfila pela Série Ouro, divulgou em sua página oficial do Instagram o enredo que defenderá na Marquês de Sapucaí no próximo carnaval. O texto é de autoria e desenvolvimento do recém-contratado carnavalesco, Marcus Ferreira.

A agremiação insulana vai contar a trajetória da bailarina Marietta Baderna, que ficou conhecida por unir a cultura erudita com danças populares nas ruas do Rio.

Confira:

“1849. A União da Ilha segue os passos da maior estrela do palco lírico de um Rio de Janeiro ainda imperial: Marietta Baderna.
Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa Brasileira:
(ba.der.na)
1. Situação de grande confusão ou desordem.
2. Festa ou divertimento, geralmente noturnos e muito animados.
3. Provido do sobrenome da primeira bailarina da Ópera de Milão com nome Marietta, e seu público de revolucionários – os Badernistas.
Bailarina do Erudito. Dançarina do Povo.
Amante das ruas, que se uniu à populares (pretos, nativos e mestiços das ralés), levando os passos da Cachucha e do Lundu ao Theatro Lírico São Pedro de Alcântara. Aclamada por jovens românticos que lutaram por ideais liberalistas de nosso país. Poetas dos cafés e dos bordéis da cidade que invadem a cena conclamando com pés no chão:
BA-DER-NA!
BA-DER-NA!
BA-DER-NA! Maria do Povo.
Nosso povo te aplaude!”

No último carnaval, a União da Ilha do Governador foi a sétima colocada da Série Ouro, com o enredo “Doum e Amora, crianças para transformar o mundo”, de autoria do então carnavalesco Cahê Rodrigues. A escola não conquista um título desde 2009, quando retornou ao Grupo Especial com “Viajar é preciso – Viagens extraordinárias através de mundos conhecidos e desconhecidos”, do carnavalesco Jack Vasconcelos. A escola foi rebaixada em 2020 e desde então, busca o retorno à elite do Carnaval Carioca.

Por: Carolina Cordeiro

Imagem: Instagram oficial da União da Ilha