Made In Japan: Inteligência Artificial pode prever funcionários prestes a deixar empresas

Uma nova ferramenta de inteligência artificial (IA) desenvolvida por pesquisadores japoneses pode em breve fornecer aos gestores uma visão sobre quais funcionários podem estar considerando deixar a empresa. Este recurso tem como objetivo auxiliar as empresas a oferecer suporte direcionado aos seus colaboradores, com o intuito de desencorajá-los de pedir demissão.

A ferramenta, concebida por um professor da Universidade da Cidade de Tóquio em colaboração com uma startup local, analisa uma variedade de dados dos funcionários, desde a frequência ao trabalho até informações pessoais como idade e gênero. Além disso, ela também incorpora dados de ex-funcionários que já deixaram a empresa. Com base nesses dados, o sistema é capaz de prever a taxa de demissão de novos recrutas em forma de porcentagem, explicou o professor Naruhiko Shiratori à AFP.

“Estamos conduzindo testes com esta ferramenta de IA em várias empresas, adaptando o modelo para cada uma delas”, acrescentou o pesquisador. Os gestores podem usar os resultados para oferecer apoio aos funcionários identificados como de alto risco de demissão, sem revelar os dados brutos que poderiam surpreendê-los. A IA prevê que esses funcionários “poderiam enfrentar dificuldades”, segundo Shiratori.

A criação dessa ferramenta baseou-se em um estudo anterior que utilizou IA para prever o perfil de estudantes universitários com probabilidade de abandonar os estudos.

No Japão, as empresas tradicionalmente contratam jovens recém-graduados em massa durante o mesmo período todos os anos, geralmente em abril.

 

Foto: IA