Operação no Porto do Rio encontra irregularidades em metade dos caminhões fiscalizados

Uma nova fase da Operação Porto Seguro, foi iniciada nesta terça-feira (16). A medida realizada por Auditores Fiscais do Ministério, tem como alvo empresas envolvidas no setor portuário abrangendo tanto o Porto do Rio quanto o Porto de Itaguaí. Um contingente de 88 auditores está dedicado a essa missão. Somente na manhã de hoje, terça-feira, 32 carretas, das 65 que foram inspecionadas, foram barradas de ingressar no Porto do Rio devido a irregularidades que representam sérios riscos aos trabalhadores, especialmente os motoristas de caminhão, bem como aos demais usuários das estradas e rodovias por onde esses veículos transitam. A ação, iniciou no dia 13 de março, visando investigar denúncias relacionadas a possíveis violações das leis trabalhistas.

O objetivo é verificar não só os itens de segurança e saúde do trabalho, mas também a forma de contratação dos trabalhadores, possíveis problemas de fraude nas relações de emprego, jornada… Nós obtivemos algumas denúncias, tanto dentro das instalações portuárias, quanto em relação ao transporte de carga e descarga do porto, como jornadas excessivas e alguns itens de segurança e saúde do trabalho.” – disse coordenadora da operação Porto Seguro

Os agentes, ainda encontraram problemas nas instalações elétricas do porto e um grande foco do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

Por Carlos Frederico

Foto: Reprodução/ Agência Brasil