Botafogo recebe ‘Festival Curta Cinema’ a partir desta quarta-feira (17)

Entre os dias 17 e 24 de abril, os cinéfilos cariocas terão o privilégio de mergulhar em uma seleção de produções inéditas de diferentes partes do mundo, no 33º Festival Curta Cinema, realizado no Estação Net Botafogo. Com entrada gratuita, o evento apresentará filmes brasileiros e de outros 31 países, muitos deles premiados em renomados festivais internacionais como Cannes, Locarno e Berlim. Os ingressos para as sessões são limitados e podem ser retirados na bilheteria do Estação Net Botafogo uma hora antes de cada exibição, estando sujeitos à lotação das salas. A programação completa, incluindo sessões em São Paulo, no Museu da Imagem e do Som, pode ser consultada no site oficial do festival: curtacinema.com.br.

Reconhecido como um dos mais importantes festivais de curtas-metragens da América Latina, o Curta Cinema oferece uma plataforma para os vencedores das mostras competitivas nacional e internacional concorrerem a uma vaga na categoria de Melhor Curta-Metragem no Oscar de 2025. A abertura do festival acontecerá nesta quarta-feira (17/04), às 20h, no Estação Net Botafogo, com a exibição de quatro curtas-metragens, incluindo duas produções brasileiras: “Eu fui assistente do Eduardo Coutinho” (2024), dirigido por Allan Ribeiro, e “Rosa” (2023), de Pedro Murad, ambos originados no Rio de Janeiro. Além desses, serão apresentados “Um filme sobre crianças” (2024), do diretor palestino Ibrahim Handal, e “Yaya” (2024), da diretora chilena Leticia Akel Escárate.

“A passagem do tempo poderia ser o tema central desta nova edição do Curta Cinema, afinal são 33 anos dedicados à promoção e divulgação do cinema em curta metragem. E o tempo contribuiu para a perenidade do nosso objetivo, que é apresentar ao público carioca um cinema de invenção, novas histórias e novos realizadores”, destaca Ailton Franco, diretor geral do Festival Curta Cinema.

Dentre os destaques deste ano, o programa especial Manifest inclui quatro filmes dirigidos e protagonizados por mulheres, fruto de uma parceria com a Embaixada da França no Brasil e a distribuidora Manifest. A Manifest Pictures, reconhecida como uma das principais distribuidoras de curtas-metragens da Europa, terá Anaïs Colpin como uma das juradas da Mostra Competitiva Nacional.

Além disso, cinco filmes captados em videogames foram selecionados para exibição, proporcionando ao público brasileiro uma imersão única nesse universo durante uma única sessão. Outros programas incluem o Midnight-Interzona, que apresenta novos curtas-metragens de terror produzidos no Brasil, e o Interfilm-Berlin, com uma programação especial de filmes alemães.

O Festival Curta Cinema também oferece atividades paralelas, como uma masterclass gratuita de direção com o renomado cineasta Arthur Omar, e o Laboratório de Projetos de Curta-Metragem, que proporciona orientação a doze projetos selecionados.

O evento conta com o patrocínio do Itaú Unibanco por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Riofilme, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, entre outros parceiros.

 

SERVIÇO

33० Festival Curta Cinema
De 17 a 24 de abril de 2024
Cinema Estação Net Botafogo
Sala 1 (250 lugares) e Sala 3 (66 lugares)
(Rua Voluntários da Pátria, 88)
Das 9h30 às 21h

PROGRAMAÇÃO COMPLETA – 33o FESTIVAL CURTA CINEMA

NOITE DE ABERTURA
Estação Net Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 88)
17 de abril (quarta-feira)
20h
Sala 1

MASTERCLASS DE DIREÇÃO COM ARTHUR OMAR
Estação Net Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 88)
20 de abril
15h
Sala 1

PITCHING DE LABORATÓRIO DE PROJETOS
Casa Firjan (R. Guilhermina Guinle, 211 – Botafogo)
24 de abril
17h
Programação completa no site curtacinema.com.br.

ESPECIAL MANIFEST, ESPECIAL TOTAL REFUSAL, ESPECIAL INTERFILM E INTERZONA MIDNIGHT
MIS São Paulo – Museu da Imagem e do Som (Av. Europa, 158 – Jardim Europa, São Paulo – SP)
26 e 27 de abril
Sessões: 17h e 19h
Programação completa no site curtacinema.com.br.

NOITE DE PREMIAÇÃO E ENCERRAMENTO
Estação Net Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 88)
24 de abril às 20h30
Sala 1

 

Foto: Divulgação