Rio de Janeiro inaugura Porto Maravalley: Centro de Tecnologia e Inovação

A Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou na última quinta-feira (11) o hub de inovação Porto Maravalley, compartilhando espaço com a recém-inaugurada faculdade de matemática IMPA Tech, em funcionamento desde o início de abril. Eletrobras e Shell foram anunciadas como patrocinadoras do local, e há negociações em andamento com cerca de 20 empresas, entre grandes corporações e startups, interessadas em estabelecer-se no espaço.

O evento de inauguração, teve entrega de placa e contou com a presença do diretor-adjunto do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Jorge Vitório Pereira, e o vice-presidente do Web Summit Rio, Artur Pereira. O prefeito Eduardo Paes, também estava presente e comentou sobre a importância do projeto.

“Aqui, temos aquilo que há de melhor no Brasil, as melhores cabeças do Brasil, gente preparada, que vai tocar aqui a economia, que não é mais do futuro, é do mundo em que vivemos. E do outro lado, a gente tem o setor privado pegando esses jovens talentos nessa interação. Essa troca, esse diálogo, essa construção, esses projetos vão permitir que a gente mude de patamar nessa cidade e, por que não dizer, no nosso país.” – disse Paes.

Foram investidos R$ 45 milhões na construção e aquisição de equipamentos para o hub, além de outros R$ 45 milhões na compra de 67 apartamentos no Porto Maravilha, destinados a servir como alojamentos para os alunos do IMPA Tech, que também receberão bolsa-auxílio. O Porto Maravalley abrange aproximadamente 10 mil metros quadrados, incluindo cerca de 30 salas com tamanhos que variam de 8 metros quadrados a 100 metros quadrados, e um espaço de coworking que, juntos, totalizam 600 posições de trabalho. Também conta com laboratório, um auditório com capacidade para 170 pessoas, um restaurante, um café e uma área comum que inclui uma grande arena para eventos, conectando-se ao IMPA Tech.

Por: Carlos Palermo

Foto Rafa Pereira/Diário do Rio