Vendas no varejo mantêm crescimento pelo segundo mês seguido

Pelo segundo mês consecutivo, o comércio varejista brasileiro registrou um aumento nas vendas. Em fevereiro, o crescimento foi de 1%, seguindo os 2,8% registrados em janeiro. A última vez que o varejo teve dois meses seguidos de alta foi em setembro de 2022. Essa tendência de crescimento levou o comércio a alcançar o máximo histórico, ultrapassando os níveis pré-pandemia.

Seis das oito atividades analisadas na pesquisa apresentaram avanços no mês de fevereiro. Destacam-se os setores de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, com crescimento de 9,9%, e o de itens de uso pessoal e doméstico, que evoluiu 4,8%. O setor farmacêutico teve um aumento significativo, impulsionado tanto pelo aumento de preços quanto pelo volume de vendas. Enquanto isso, o setor de itens de uso pessoal e doméstico mostrou crescimento após enfrentar resultados negativos em 2023, devido a problemas contábeis e ao fechamento de lojas físicas em grandes empresas do setor.

No segmento do comércio varejista ampliado, englobando veículos, motos, peças e acessórios, além de material de construção, o volume de vendas aumentou 1,2%.

Por Carlos Palermo

Foto: Reprodução